Desmantelando o racismo nos sistemas alimentares

| 05.03.2016

Food First – Institue for food and development policies

Version in Spanish

Version in English

 Alimentos – Sistemas – Racismo: Do abuso à transformação

Por Eric Holt-Giménez e Breeze Harper*

O racismo – o abuso sistêmico de pessoas baseado em sua etnia ou cor de pele – afeta todos os aspectos de nossa sociedade, incluindo o sistema alimentar. Enquanto o racismo não possui nenhum fundamento biológico, as estruturas sócio-econômicas e políticas que despojam e exploram pessoas de cor, junto com informações equivocadas divulgadas sobre raça, culturas e grupos étnicos, fazem do racismo uma das mais intratáveis injustiças, causando pobreza, fome e desnutrição. O racismo não é simplesmente uma atitude de preconceito ou atos individuais, mas um legado histórico que privilegia um grupo de pessoas em detrimento de outras. O racismo – individual, institucional e estrutural (ver Caixa 3) – também impacta negativamente os esforços com boas intenções de construir um sistema alimentar sustentável e justo.

Apesar de sua disseminação, o racismo quase nunca é mencionado nos programas internacionais de auxílio alimentar e desenvolvimento agrícola. Enquanto programas contra a fome e de segurança alimentar frequentemente citam estatísticas chocantes, o racismo raramente é identificado como a causa das desmesuradamente altas taxas de fome, insegurança alimentar, intoxicação por pesticidas e doenças relacionadas à dieta entre as pessoas de cor. Até os amplamente saudados movimentos de ´´alimentação saudável´´- com sua abundância de projetos de agricultura orgânica, permacultura, comidas saudáveis, comunidades agrícolas, feiras de produtores e lojas – tendem a pouco adentrar na questão do racismo. Algumas organizações são comprometidas em acabar com o racismo em sistemas alimentares e centralizam este trabalho em suas atividades. Outras são simpatizantes mas não são ativas na causa. Muitas organizacões, entretanto, vêem o racismo como algo complicado, tangencial ao seu trabalho, ou um tema que gera divisões e deve ser evitado. A dor, raiva, medo, culpa, aflição e falta de esperança do racismo são abordadas de modo díspar nos sistemas alimentares – quando são abordados.

Stay in the loop with Food First!

Get our independent analysis, research, and other publications you care about to your inbox for free!

Sign up today!

Este caderno é o primeiro de uma série sobre como o racismo e nosso sistema alimentar tem co-evoluido, como o racismo dos dias de hoje opera dentro dos sistemas alimentares, e o que podemos fazer para desmantelar o racismo, possibilitando a criação um sistema alimentar justo, equalitário e sustentável que funcione para todos.

 

Casta, comida e capitalismo

O termo casta racial descreve um “grupo racial estigmatizado localizado em uma posição inferior por lei e hábito.” Casta racial é uma consequência de um desequilíbrio hierárquico no poder econômico, político e social (sexismo e classicismo são outros). Na América do Norte e grande parte da Europa, este sistema de casta racial privilegia pessoas de pele clara com ancestrais do Norte Europeu.

Qualquer país que tenha sido submetido à colonização do Norte, foi estruturado por um sistema de casta racial em que “brancura” concede privilégios sociais. Este sistema foi originalmente desenvolvido para justificar a colonização europeia e permitir a exploração econômica de vastas terras na America, África e Ásia. A expropriação absoluta através de conquistas militares genocidas e tratados governamentais afetou a 15 milhões de pessoas indígenas – que em sua maioria eram camponeses e viviam em aldeias – no período da expansão americana para o Oeste. A colonização foi amplamente conduzida por fazendeiros brancos e colonizadores brancos aspirantes a ser pequenos proprietários.

Nas Américas, europeus e pessoas de ascendência europeia assassinaram e expropriaram populações indígenas de seus recursos, muitas vezes escravizando-as (por exemplo, as missões católicas espanholas e as encomiendas). Populações do oeste africano foram escravizadas, enviadas à força através do Oceano Atlântico por navios e vendidas como propriedade pessoal para realizar trabalho braçal, principalmente nas plantações de açúcar, tabaco e algodão. Enquanto escravos adquiridos por guerras e trocas têm sido parte de muitas sociedades por milhares de anos, o comércio difundido entre seres humanos não apareceu até o advento do capitalismo e a conquista Europeia.

A super exploração de seres humanos escravizados em plantações permitiu a existencia de sistemas escravistas competindo com trabalhadores assalariados na agricultura por mais de duzentos anos. A tremenda riqueza gerada da escravidão foi enviada a bancos do Norte, onde foi usada para financiar conquistas militares, mais plantations[1] e, por fim, a Revolução Industrial. A centralidade da escravidão e expropriação na emergência do capitalismo no século XIX escancara muitos mitos sobre o sistema alimentar (e capitalismo). Como Berket salienta, “Não foram os pequenos agricultores dos duros campos da Nova Inglaterra que estabeleceram a posição econômica dos Estados Unidos. Foi o trabalho braçal de escravos americanos sem remuneração em lugares como Carolina do Sul, Mississipi, e Alabama. Após a Guerra Civil (e Abolição), uma nova forma de capitalismo surgiu, nos Estados Unidos e outros lugares. Ainda que aquele novo capitalismo – caracterizado primeiramente e pricipalmente pelos estados com capacidades burocráticas, infraestruturais e militares sem precedentes, e por trabalho assalariado – foram permitidos pelos lucros, instituições, redes de trabalho, tecnologias, e inovações que surgiram da escravidão, colonialismo, e expropriação de terras.”

A justificativa social para a transformação de seres humanos em commodities foi a inferioridade biológica alegada das pessoas que foram utilizadas como propriedade, e a superioridade divinamente determinada de seus donos. Esta divisão de poder, propriedade, e trabalho foi estabelecida através de violência e terrorismo. Também requereu constante justificativas religiosas e científicas construídas no relativamente novo conceito de ´´raça´´. Embora pessoas escravizadas viessem de regiões étnicas e culturalmente diferentes, elas foram classificadas como Negros. Ainda que donos de escravos viessem de diferentes áreas da Europa onde eles eram conhecidos por vagos nomes tribais como citas, celtas, gauleses e germânicos, eles foram classificados como Brancos.

A escravidão e colonização produziram mais de um século de informações incorretas que empenharam-se em classificar seres humanos baseado em seus traços físicos. Eventualmente, as pessoas eram racializadas em três categorias principais: mongolóide, negroíde e caucasóide, sendo os caucasianos considerados como de inteligência superior, beleza física e de bom caráter moral. Cientistas discutiam como classificar as muitas populações que não eram inseridas nessas categorias (como os finns, malaios e a maioria da população indígena nas Américas). A desordem das categorias não era importante para os objetivos políticos e econômicos do racismo. Sistematicamente apagando os passados étnicos, tribais e culturais da população mundial, ao elevar uma mítica raça caucasiana, era um exercício vergonhoso na ciência vulgarmente má, mas perdurou por garantir o controle da terra no mundo, mão-de-obra e capital para uma elite poderosa.

 

Caixa 1: O nascimento e mutações da “brancura”

Desde o começo, o conceito de raça tem sido fluído, constantemente se adaptando para as mudanças necessárias do capital e das classes dominantes, enquanto cria dificuldades para igualdade e liberação. Por exemplo, nas Américas coloniais, existia pouca diferença social entre escravos africanos e europeus contratados como serviçais. Mas quando eles começaram a se organizar contra seus senhores coloniais, a Casa de Burgueses da Virgínia introduziu o Código de Escravos da Virgínia de 1705. Estas leis estabeleceram novos direitos de propriedade para donos de escravos; permitiu a troca livre e legal de escravos; estabeleceu cortes de julgamento separadas para brancos/as e negros/as; proibiu negros de possuírem armas e de atingir uma pessoa branca; proibiu pessoas negras livres de empregarem brancos/as e permitiu a apreensão de supostos/as fugitivos/as. Muito depois, no começo do século XX, católicos pobres da Irlanda, de pele clara, vivendo nos EUA, foram inicialmente tratados como uma raça inferior e sofreram discriminação como não-brancos. Assim que os irlandeses/as começaram a se organizar por seus direitos – frequentemente através de barreiras raciais – eles foram prontamente classificados como brancos, se situando politicamente à parte – quando não economicamente –dos negros e indígenas. Populações do Mediterrâneo, do Leste Europeu e latinos com compleição clara tiveram experiências semelhantes.

 

A escravidão teve uma enorme influência nos sistemas de alimentação e de trabalho ao redor do mundo e foi o pilar central do sistema de capitalismo de castas raciais até ser amplamente abolido no final do século XIX. Nos EUA, após aproximadamente três anos de sangrenta guerra civil, a Proclamação da Emancipação de 1863 liberou americanos-africanos morando nos estados Confederados da escravidão (apesar de ter ocorrido mais dois anos de guerra antes dos ex-escravos poderem sair livremente de suas plantações). A Décima-Terceira Emenda à Constituição Americana finalmente pôs um final legal para a escravidão nos EUA em 1865. Mas após um ´´momento ao sol´´, americanos-africanos morando na Confederação formal foram rapidamente segregados e desprivilegiados através das leis de “Jim Crow” feitas para manter o sistema de castas raciais na falta da escravidão legal.

Castas raciais tem sistematicamente moldado o sistema alimentar, particularmente durante períodos de escassez de mão-de-obra. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, quando grande parte da força de trabalho estava lutando na Europa e no Pacífico, o Acordo do Programa de Trabalho Mexicano de 1942 importou camponeses mexicanos para manter o sistema de alimentação americano em funcionamento. Sem eles, os EUA não poderiam ter lutado aquela guerra. Após a guerra, o Programa Bracero trouxe mais de 4 milhões de mexicanos para trabalhar na área rural. A mão-de-obra mexicana era barata e legalmente explorável. O ´´subsídio de mão-de-obra imigrante´´ transferiu bilhões de dólares em valor para o setor, tornou a Segunda Guerra Mundial em uma benção agrícola por décadas e transformou as relações de trabalho na agricultura.

Mas assim como americanos-africanos não são reconhecidos por seu papel no estabelecimento dos EUA como nação (ou capitalismo como seu sistema econômico), as castas raciais tornam invisível a contribuição de trabalhadores mexicanos para a sobrevivência americana durante a Segunda Guerra Mundial, e estigmatiza americanos-mexicanos como cidadãos. Cenários similares têm acontecido com imigrantes asiáticos, filipinos e caribenhos. Até hoje, setores importantes do sistema alimentar nos EUA e Europa continuam a ser sustentados por imigrantes explorados e sem posses, provenientes do Hemisfério Sul. Seu maltrato sistemático é justificado pelos seculares sistemas de castas raciais.

 

Racismo nos Sistema Alimentares

Chamadas para “consertar um sistema alimentar roto”  assumem que o sistema capitalista de alimentação costumava funcionar bem. Esta suposição ignora o tamanho do sistema alimentar, e o histórico racializado de maltratos de pessoas de cor. O sistema alimentar é injusto e insustentável mas não está roto – ele funciona precisamente como o sistema de alimentação capitalista sempre funcionou: concentrando poder nas mãos de uma minoria privilegiada e passando adiante as “externalidades” sociais e ambientais deproporcionalmente para grupos racialmente estigmatizados.

Estatísticas americanas confirmam a persistência de castas raciais nos sistemas alimentares:

Americanos-africanos já foram donos de 16 milhões de acres de terra. Mas em 1997, depois de muitas décadas de aplicação das leis Jim Crow, várias fazendas nacionais falidas e um Departamento de Agricultura (USDA) geralmente desatento (ou obstrucionista), menos de 20000 agricultures negros eram donos de somente 2 milhões de acres de terra. A taxa de perda de terra dos negros tem sido duas vezes aquela dos brancos e hoje menos de 1 milhão de acres são cultivados. De acordo com o Censo de Agricultura de 2012, dos 2,1 milhões de agricultores do país, somente 8% são agricultores/as negros/as e apenas metade destes são donos de terra. Apesar de sua parcela de propriedades estar crescendo (particularmente entre latinos/as, que agora contabilizam 68000 agricultores), negros/as tendem a ganhar menos que dez mil dólares em vendas anuais, produzir apenas 3% de valor agrícola, e cultivar apenas 2,8% da área produtiva.

Enquanto fazendeiros brancos dominam como gerentes de operações, os trabalhadores rurais e agrícolas – do campo à agroindústria – são predominantemente pessoas negras. Em sua maioria recebem salários de subsistência, vivem com níveis excessivamente altos de insegurança alimentar e sofrem quase duas vezes a retirada de direitos trabalhistas que trabalhadores brancos. Enquanto a média de remuneração de trabalhadores brancos é de $25.024 por ano, trabalhadores/as negros/as ganham apenas $19.349 por ano. Trabalhadores brancos ocupam perto de 75% das posições gerenciais nos sistemas alimentares. Latinos ficam com 13% e trabalhadores negros e asiáticos 6,5%.

A pobreza resultante de empregos com salários baixos é racializada: das 47 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza nos EUA, menos de 10% são brancos. Americanos-africanos constituem até 27% dos pobres, indígenas americanos 26%, latinos 25,6% e americanos-asiáticos 11,7%.

Pobreza resulta em níveis elevados de insegurança alimentar para pessoas negras. Das 50 milhões de pessoas com insegurança alimentar nos EUA, 10,6% são brancos, 26,1% são negros , 23,7% são latinos e 23% são indigenas americanos. Até trabalhadores de restaurante – uma ocupação dominada por pessoas negras (que deveriam ter acesso a toda comida que necessitam) – apresentam duas vezes mais insegurança alimentar que a média nacional.

Raça, pobreza e insegurança alimentar se co-relacionam de perto com obesidade e doenças relacionadas à dieta; aproximadamente metade dos americanos-africanos e mais de 42% dos latinos sofrem de obesidade. Enquanto menos de 8% de brancos não-hispânicos sofrem de diabetes, 9% de americanos-asiáticos, 12,8% de hispânicos, 13,2% de americanos-africanos não-hispânicos e 15,9% de indígenas tem diabetes. Por 245 bilhões de dólares por ano, o gasto nacional em custos médicos e a produtividade reduzida resultada de diabetes são assombrosos. As responsabilidades humanas e econômicas da diabetes e doenças relacionadas com a alimentação em famílias de baixa renda são devastadoras.

Trauma, resistência e transformação: Um sistema alimentar igualitário é possível

Reconhecer o racismo como fundamental no atual sistema alimentar capitalista ajuda a explicar porque as pessoas de cor sofrem desproporcionalmente de suas externalidades ambientais, abusos de trabalho, desigualdade de recursos e doenças relacionadas à alimentação. Isto também ajuda a explicar porque muitas das alternativas promissoras como fundos de terras, mercado de agricultores, e comunidades que trabalham com agricultura tendem a serem dominadas por pessoas que são privilegiadas pela brancura. Fazer estas alternativas prontamente acessíveis a pessoas negras requer um compromisso social por igualdade racial e um compromisso sem receios por justiça social. Assegurando a igualdade de acesso à alimentação saudável, recursos e empregos dignos e bem remunerados seria um bom avanço no sentido de ´´consertar´´ os sistemas alimentares.

 

Caixa 2: Pedagogia do oprimido

“[A] grande tarefa humanística e histórica do oprimido [é] libertar a si e ao seu opressor também. Os opressores, que oprimem, exploram, e violentam em virtude de seu poder, não podem encontrar em seu poder a força para liberar o oprimido ou a si mesmos. Somente o poder que brota da fraqueza do oprimido será suficientemente forte para libertar ambos. Qualquer tentativa para “amolecer” o poder do opressor em deferência à fraqueza do oprimido quase sempre se manifesta na forma de falsa generosidade; ainda, a tentativa nunca vai além disto. Para se ter a oportunidade contínua para expressar sua “generosidade” , os opressores precisam perpetuar injustiça também. Uma ordem social injusta é a fonte permanente dessa “generosidade” que é alimentada pela morte, disparidade, e pobreza. Por isso os dispensadores de falsa generosidade ficam desesperados ao menor indício de mudança de sua fonte.

 

O trauma do racismo é inescapável. Em adição à dor e indignidade do maltrato racializado, pessoas negras podem internalizar informações raciais equivocadas, reafirmando esteriótipos raciais. Enquanto o privilégio branco beneficia comunidades brancas, também pode imobilizá-los com culpa, medo e falta de esperança. Ambos o racismo internalizado e a culpa branca são socialmente e emocionalmente paralizantes, e fazem do racismo um elemento difícil de confrontar e interromper.

 

Difícil, mas não impossível.

Desde antes do movimento Abolicionista e das ferrovias subterrâneas da metade do século XIX, as pessoas têm encontrado maneiras de construir alianças entre divisões raciais. A história do sistema alimentar dos EUA é repleta de exemplos de resistência e liberação: das primeiras lutas da União dos Arrendatários do Sul (Southern Tenant Farmers Union) aos programas alimentares dos Panteras Negras (Black Panthers) e os boicotes e greves feitas pelos Trabalhdores Rurais Unidos (United Farm Workers). Mais recentemente, a Aliança de Trabalhadores da Cadeia Alimentar (Food Chain Workers Alliance) brigou por melhores salários e condições de trabalho decentes. O aumento de conselhos de política de alimentos locais conduzidos por pessoas negras e a disseminação de grupos de agricultura urbana (Growing Power´s) reflete um aumento na liderança dessas comunidades com o máximo em jogo para mudar um sistema que alguns se referem como “Apartheid alimentar”. Comunidades oprimidas tem desenvolvido maneiras de tratar traumas históricos e existem notáveis grupos de conselho com habilidades para trabalhar com os sentimentos imobilizantes de opressão internalizada, medo, falta de esperança e culpa. Todos esses recursos e lições históricas podem ser trazidas ao movimento alimentar.

O racismo ainda está no caminho de uma “revolução de boa alimentação”. Caso o movimento alimentar possa começar a desmantelar o racismo nos sistemas alimentares – e no movimento alimentar em si – isto terá aberto um caminho não só para a transformação do sistema alimentar, mas para o extermínio de castas raciais.

 

Caixa 3: Definições

-Racismo Interpessoal: Se refere a comportamentos preconceituosos e discriminatórios onde um grupo faz suposições sobre as habilidades, motivos e intenções de outros grupos baseados em sua raça. Este conjunto de preconceitos leva a ações cruéis intencionais ou involuntárias frente a outros grupos.

 -Racismo Internalizado: Em uma sociedade onde um grupo é politica, social e economicamente dominante, membros de grupos estigmatizados, que são bombardeados com mensagens negativas sobre suas próprias habilidades e valores intrínsecos, pode internalizar aquelas mensagens negativas. Isto não deixa com que as pessoas atinjam seu potencial completo, e reafirma as mensagens negativas que, em troca, reafirma os sistemas opressores.

 -Racismo Institucional: Onde suposições sobre a raça são estruturados nas instituições sociais e econômicas na nossa sociedade. Racismo institucional ocorre quando organizações, negócios, ou instituições como escolas e departamentos de polícia discriminam, deliberadamente ou indiretamente contra certos grupos de pessoas para limitar seus direitos. Este tipo de racismo reflete as suposições culturais do grupo dominante.

 -Racismo Estrutural: Enquanto a maioria das formas legais de discriminação racial tem sido banidas, muitas das disparidades raciais originadas em várias instituições e práticas continuam e se acumulam como forças maiores na estrutura política e econômicae tradições culturais. Racismo estrutural se refere às maneiras com que as estruturas sociais e instituições, com o passar do tempo, perpetuam e produzem desigualdades cumulativas, duráveis e baseadas na raça. Isto pode ocorrer até na ausência de intenções racistas por parte dos indivíduos.

 -Racialização: Resfere-se ao processo por qual ´´raça´´ (e seus significados associados) é atribuída a algo – um indivíduo, comunidade, status, prática, ou instituição. Instituições que parecem ser neutras podem ser racializadas, moldadas por práticas raciais prévias e resultados que fazem a instituição perpetuar disparidades sociais, ou se tornar ainda piores.

 -Racismo Reverso: Algumas vezes utilizado para caracterizar programas de ´´ações afirmativas´´, mas isto é impreciso. Programas de ações afirmativas são tentativas de reparar os resultados do racismo institucionalizado por um conjunto de guias e procedimentos estabelecidos para encontrar candidatos qualificados para todos os segmentos da população. O termo´´racismo reverso´´ é também algumas vezes utilizado para caracterizar o maltrato que indivíduos brancos podem ter experimentado por mãos de indivíduos negros. Isto também é impreciso. Enquanto qualquer forma de humanos prejudicando outros humanos é errada, porque ninguém é intitulado para maltratar ninguém, não devemos confundir o maltrato ocasional experimentado por brancos nas mão de pessoas negras com o maltrato institucionalizado e sistemático experimentado por pessoas negras nas mãos de brancos.

 -Justiça Racial: Justiça Racial se refere a uma ampla variedade de maneiras em que grupos ou indivíduos enfrentam dificuldades para mudar leis, práticas e ideias que reafirmam e perpetuam disparidades raciais. Proativamente, é primeira e principalmente a luta por resultados igualitários por pessoas negras.

 

Dismantling Racism in the food system

Number 1, Winter – Spring 2016

Special, multi-authored series on racism and liberation in the food system

Translated by: Gabriel Gonçalves de Godoy

 

Introdução a esta série especial:

 

Este caderno é o primeiro de uma série de diversos autores sobre “Desmantelar o Racismo nos Sistemas Alimentares”. Nesta série procuramos descobrir os fundamentos estruturais do racismo nos sistemas alimentares e destacar as maneiras com que pessoas, comunidades, organizações e movimentos sociais estão desmantelando as atitudes, instituições e estruturas que sustentam o racismo. Food First está convencida de que para acabar com a fome e desnutrição nós temos que acabar com as injustiças nos sistemas alimentares. Desmantelando as injustiças do racismo nos sistemas alimentares, no movimentos alimentar, em nossas organizações, e entre nós mesmos, é fundamental para transformar o sistema alimentar e nossa sociedade.

Food First convida contribuições neste tópico de autores engajados na pesquisa e ações de comunidade para desmantelar o racismo nos sistemas alimentares. Diferente aspectos do tópico podem incluir terra, mão-de-obra, finanças, acesso a alimentos, nutrição, justiça alimentar e organizações de soberania alimentar.

[1] Plantation designa um sistema de produção agropecuária, baseado na extensão latifundista, no trabalho escravo e no monocultivo (NR).